domingo, 31 de maio de 2009

De volta pra casa...

Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu... At 1.11.

Quem já esteve longe de casa por algum tempo sabe como é maravilhoso retornar. Abraçar o pai. Beijar a mãe. Brincar com os irmãos. Rever os amigos de infância. Estes sentimentos não podem ser explicados com poucas palavras. Como as lembranças do lar paterno estão registradas em nossa memória. Às vezes é possível voltar sempre que quisermos. Às vezes é impossível voltar e precisamos nos contentar apenas com as lembranças que ainda temos guardadas em nossa mente.
Poder lembrar dos momentos de chimarrão e das conversas agradáveis que tínhamos próximos ao velho fogão a lenha. Lembrar do antigo cachorro que ficou para trás. Lembrar das ruas pela qual caminhava. Lembrar da antiga escola, os momentos de aprendizado e é claro a primeira professora. Lembrar dos muitos momentos que em família estávamos reunidos na velha igreja para adorar a Deus, como era agradável estar naquele lugar. Os meus olhos se enchem de lágrimas quando me recordo de épocas passadas que marcaram a minha infância.
Éramos felizes! Como éramos felizes! Como somos felizes por lembrarmos com tanto carinho dos momentos vividos na casa paterna. Por isso sempre queremos retornar, pois retornar para casa é algo maravilhoso.
Após seis horas de crucificação, Jesus rende seu espírito e morre. É como se Cristo olhasse para além da morte e nos ensinasse que após a morte retornamos à casa paterna. Aqui na terra vivemos por um momento. Na verdade, estamos vivendo, por um momento, fora de casa. Aqui não é o nosso verdadeiro lar. Isso significa que após nossa morte, estaremos retornando para a nossa casa. A minha casa não é neste mundo. A sua casa não é neste mundo. A nossa casa é a Casa do Pai que tanto nos ama e que nos espera de braços abertos.
Após sua morte, Jesus apareceu diversas vezes aos seus discípulos e encorajou-os a manterem-se firmes na fé. Mas após 40 dias Ele retornou para casa. Momento tão desejado. Novamente poderia estar ao lado do Pai. Novamente estaria em seu Reino de Glória e Poder.
Cristo havia deixado sua majestade para estar entre nós. Deixou à destra do Pai. Tornou-se em natureza humana. Sentiu a nossa dor. Falou a língua dos homens e alimentou-se ao lado deles. Em Cristo, Deus visitou seu povo. Ele esteve entre nós.
O que Jesus sentiu ao retornar para casa? Primeiramente é importante lembrar que a sua missão estava concretizada. Através de sua morte na cruz havia reconciliado o ser humano com Deus. Ele volta pra casa sabendo que nada poderia separar seus filhos do amor de Deus.
A alegria que você sente ao retornar à casa paterna após dias ou até anos de ausência é mínima se compararmos a alegria de Cristo ao retornar à Casa do Pai. Com um sorriso impossível de conter Ele ultrapassou as nuvens e fitou novamente a face amada do Pai.
A volta de Cristo a casa paterna nos ensina que um dia também iremos voltar ao nosso lar. A nossa casa é junto a Deus, onde a fome, as lágrimas, as tristezas, as preocupações, as intrigas, os aborrecimentos e os sofrimentos desta vida nunca mais existirão. Tudo será perfeito.
A cada dia que passa, estamos indo de volta pra casa. Cristo te espera e apenas Ele te conduzirá ao seu verdadeiro lar. Ele te aguarda! Mas enquanto estamos aqui queremos repetir muitas vezes com o poeta sacro: Estamos no mundo, mas dele não somos; aqui nós vivemos distantes do lar; a nossa morada de paz se reveste; a Pátria Celeste é o nosso lugar. Amém.

Rev. Wilson Proescholdt Walder

Nenhum comentário: