sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Centralidade da Palavra de Deus

“Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”
̴ Mt 4.4 ̴
Devemos estar certos de que a alma pode abrir mão de tudo menos da Palavra de Deus. Nada pode lhe ajudar, a não ser a Palavra de Deus. Quando ela tem a Palavra, não precisa de mais nada, pois na Palavra encontra suficiente alimento, alegria, paz, luz, conhecimento, justiça, verdade, sabedoria, liberdade, e todos os bens em grande abundância.
Que palavra é essa que concede tão sublime graça e como devo usá-la? Resposta: Não é outra coisa do que a pregação de Cristo, conforme contida no Evangelho. Essa pregação deve ser feita e é feita para que você ouça o seu Deus falar, dizendo que, diante dele, toda a sua vida e todas as suas obras nada valem e que você e tudo que há em você deveria ser destruído para sempre. Se você realmente crê na grandeza de sua culpa, desesperará de si mesmo e confessará que as palavras de Oséias (13.9) são verdadeiras: “A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim, o teu socorro”. Mas para que você possa se libertar de si mesmo, isto é, de sua própria ruína, Deus lhe apresenta seu amado Filho Jesus Cristo; e por meio de sua viva e consoladora Palavra anuncia que você deve se entregar a Cristo e confiar nele com fé inabalável. Assim, por causa dessa fé, todos os seus pecados lhe são perdoados, você será salvo de sua ruína, e será justo, verdadeiro, piedoso, repleto de paz, terá cumprido todos os mandamentos, e será livre de tudo.
Por isso a única obra e único exercício de todos os cristãos deveriam ser estes: imprimir em seu íntimo a Cristo e sua Palavra, exercitar e fortalecer essa fé constantemente. Pois nenhuma outra obra pode transformar alguém em cristão. Por isso a verdadeira fé em Cristo é riqueza incalculável, pois traz consigo toda a redenção, e afasta toda a condenação.
Martinho Lutero

Nenhum comentário: