sábado, 3 de junho de 2017

A Promessa do Espírito

“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas.”
̴ Zc 12.10 ̴
Cristo demonstra o que constitui o verdadeiro ofício e função de um cristão e quão necessário é o exercício disso na cristandade. O Profeta Zacarias refere-se a isso quando diz que Cristo derramará e concederá o espírito que é chamado “espírito da graça e da súplica”. Pois, em todos os cristãos, ele realizará e criará estas duas coisas: primeiramente, ele convencerá e assegurará seus corações de que têm um Deus compassivo; em segundo lugar, ele também os capacitará a ajudar outros mediante a oração. O primeiro faz com que eles sejam reconciliados com Deus e tenham para si tudo de que necessitam. Então, quando tiverem isso, tornar-se-ão deuses e serão salvadores do mundo através da oração.
Pois, quando um cristão começa a conhecer Cristo como seu Senhor e Salvador, através do qual é salvo da morte e inserido em seu domínio e herança, Deus permeia completamente seu coração, de modo que ele anseia por ajudar todos a adquirir os mesmos benefícios, pois ele não tem alegria maior do que este tesouro, qual seja, o de conhecer Cristo. Por isso, ele se liberta de si mesmo, ensina e admoesta os outros, louva e confessa seu tesouro diante de todos, pede e anela que também estes alcancem tal misericórdia.
Há um espírito inquieto em meio à maior calma (isto é, na graça e paz de Cristo) de modo que o cristão não consegue ficar quieto ou ocioso, mas empenha-se constantemente e luta com todas as forças, como alguém que não tem outro objetivo na vida senão difundir a honra e o louvor de Deus entre as pessoas, para que outros também recebam este espírito da graça e, através deste espírito, igualmente o ajudem a orar. Pois onde está o espírito da graça ali podemos e ousamos, sim, precisamos começar a orar.
Martinho Lutero

Nenhum comentário: