quinta-feira, 29 de junho de 2017

Informativo julho 2017


O Significado do Sacramento do Batismo

Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”
̴ Rm 6.11 ̴
É verdade que, ao sair do Batismo, uma pessoa é pura e sem pecado. Mas muitos não entendem isso corretamente. Acreditam que não existe mais pecado algum e então ficam preguiçosos e negligentes em mortificar a natureza pecaminosa. Por isso deve-se entender isso corretamente e saber que a nossa carne, enquanto viver nesta terra, é por natureza má e pecaminosa. Para fazer frente a isso, Deus arquitetou um plano: quer recriá-la totalmente. É o que Jeremias 18.4ss anuncia: “Quando o vaso não lhe saiu bem, o oleiro jogou-o novamente ao monte de barro, amassou-o e fez então um outro vaso de seu agrado. Assim [diz Deus] são vocês na minha mão”. Em nosso primeiro nascimento não saímos bem. Por isso, Deus nos joga de volta à terra através da morte e nos recria no último dia, para que então saiamos bem e estejamos sem pecado. Ele dá início a esse plano no Batismo, que significa a morte e a ressurreição no último dia. E por isso, no que diz respeito ao significado ou sinal do sacramento, os pecados já estão mortos com o ser humano, e este já ressuscitou; o sacramento, portanto, já se realizou. Mas a obra do sacramento ainda não se realizou de todo, isto é, a morte e a ressurreição no último dia ainda estão à nossa frente.
Assim, a pessoa está pura e sem culpa de um modo sacramental. Em outras palavras, ela tem o sinal de Deus, o Batismo. Este indica que todos os seus pecados hão de morrer, e que também ela há de morrer na graça e ressuscitar no último dia, para viver eternamente, sem mácula, sem pecado, sem culpa. Portanto, por causa do sacramento é verdade que ela está sem pecado e sem culpa. No entanto, como isso ainda não está consumado e ela ainda vive na carne pecaminosa, ainda não está sem pecado e sem mácula em todos os sentidos.
Martinho Lutero

Grupo de Ação Social

Data: 21/07
 Local: CEL “São João”
Devido às necessidades presentes em nossa sociedade e à ordem de Deus de amar o nosso próximo, considerou-se importante iniciar um grupo de Ação Social. Todos que desejam trabalhar de alguma forma pelo bem social é bem-vindo a participar deste grupo que terá a sua primeira reunião na sexta-feira, dia 21/07. Para maiores informações, entre em contato com os pastores. Participe!

Mocotó

Data: 29/07
 Local: CEL “Ebenézer” do Passo do Valadão

Almoço do Coral

Data: 16/07 Local: CEL “São João”
Neste dia, convidamos todos a participar do culto às 9h na congregação São João e ficar para as programações após o culto, pois haverá a participação de outros corais e grupos de canto e, ao meio dia, será servido o almoço ao preço de R$ 15

Retiro dos Jovens

Data: 22 e 23/07
 Local: CTG Joaquim Paulo de Freitas
Tema: Desenterrando Talentos e Dons 
Lema: “Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!” – 1Pe 4.10
Este retiro tem a intenção de reunir os jovens de nossa paróquia para o estudo da Palavra de Deus, para a comunhão e para a vivência cristã. Participe você também!

Textos Bíblicos mês julho


sábado, 3 de junho de 2017

Informativo Junho


Conselho Distrital

Data: 27/06 Local: CEL “São João” de Canguçu (Sede)
No final do mês teremos a reunião do Conselho Distrital, o qual contará com a presença da diretoria nacional da IELB por meio de seu vice-presidente de Ação Social, o Pr. Airton S. Schroeder. Esta é uma ótima oportunidade de aprendizado e de diálogo com a direção da Igreja, visando o crescimento na fé e o aperfeiçoamento de nossas obras. Participe você também!

113 Anos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB)

Data: 24/06
Nesta data, o Sínodo do qual fazemos parte está completando 113 anos de fundação. A lembrança desta data é sempre importante, pois nos faz lembrar das dificuldades e das bênçãos de Deus sobre esta igreja no decorrer do tempo. Sendo primeiramente atendido por pastores vindos do EUA, logo a IELB passou a formar os seus próprios pastores devido à grande necessidade de anunciar o amor de Deus em solo brasileiro. Há ainda muito o que fazer, mas podemos contar sobre as muitas bênçãos de Deus sobre nós dizendo que a IELB é composta de 57 distritos, 531 paróquias, 2.025 locais de culto, 855 pastores (sendo que 623 atuam em paróquias) e 242.179 membros. Que Deus continue a cuidar desta sua Igreja!

Encontro Interdistrital de Servas

Data: 10/06 Local: Clube Comercial de São Lourenço do Sul
Inscrição: R$33,00
Tema: Somos Herdeiras da Reforma
Este encontro, que contará com a presença dos Distritos Sul 1, Sul 2 e Difronsul, além da presença da Liga Regional das Servas, será um momento de reflexão, comunhão e alegria de estar junto com pessoas queridas, que compartilham a mesma fé. Participe!

Textos Bíblicos para os cultos de junho:

Dias: 03 e 04/06
 Sl 25.1-15
 Nm 11.24-30
 At 2.1-21
Jo 7.37-39
Dia: 07/06
Sl 143
Gn 11.1-9
At 2.1-21
Jo 14.23-31
Dias: 10 e 11/06
 Sl 8
Gn 1.1-2.4a
At 2.14a-22-36
Mt 28.16-20
Dia: 14/06
Sl 29
Is 6.1-7
Rm 11.33-36
Jo 3.1-17
Dias: 17 e 18/06
Sl 100
 Êx 19.2-8
 Rm 5.6-15
 Mt 9.35-10.8
 Dia: 21/06
Sl 33.12-22
Gn 15.1-6
1Jo 4.16-21
Lc 16.19-31
Dias: 24 e 25/06
 Sl 91
Jr 20.7-13
Rm 6.12-23
Mt 10.5a, 21-33
Dia: 28/06
Sl 34.12-22
Pv 9.1-10
1Jo 3.13-18
Lc 14.15-24

A Promessa do Espírito

“E sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o espírito da graça e de súplicas.”
̴ Zc 12.10 ̴
Cristo demonstra o que constitui o verdadeiro ofício e função de um cristão e quão necessário é o exercício disso na cristandade. O Profeta Zacarias refere-se a isso quando diz que Cristo derramará e concederá o espírito que é chamado “espírito da graça e da súplica”. Pois, em todos os cristãos, ele realizará e criará estas duas coisas: primeiramente, ele convencerá e assegurará seus corações de que têm um Deus compassivo; em segundo lugar, ele também os capacitará a ajudar outros mediante a oração. O primeiro faz com que eles sejam reconciliados com Deus e tenham para si tudo de que necessitam. Então, quando tiverem isso, tornar-se-ão deuses e serão salvadores do mundo através da oração.
Pois, quando um cristão começa a conhecer Cristo como seu Senhor e Salvador, através do qual é salvo da morte e inserido em seu domínio e herança, Deus permeia completamente seu coração, de modo que ele anseia por ajudar todos a adquirir os mesmos benefícios, pois ele não tem alegria maior do que este tesouro, qual seja, o de conhecer Cristo. Por isso, ele se liberta de si mesmo, ensina e admoesta os outros, louva e confessa seu tesouro diante de todos, pede e anela que também estes alcancem tal misericórdia.
Há um espírito inquieto em meio à maior calma (isto é, na graça e paz de Cristo) de modo que o cristão não consegue ficar quieto ou ocioso, mas empenha-se constantemente e luta com todas as forças, como alguém que não tem outro objetivo na vida senão difundir a honra e o louvor de Deus entre as pessoas, para que outros também recebam este espírito da graça e, através deste espírito, igualmente o ajudem a orar. Pois onde está o espírito da graça ali podemos e ousamos, sim, precisamos começar a orar.
Martinho Lutero