terça-feira, 1 de setembro de 2015

Deus e Fé


“Considerarás somente a mim como teu Deus. Que significa isso e como se deve entendê-lo? Que significa ter um Deus?Que é Deus? Deus designa aquilo de que se deve esperar todo o bem e em que devemos refugiar-nos em toda aflição. Ter um Deus outra coisa não é senão confiar e crer nele de coração.
Apenas confiar e crer de coração faz tanto Deus como ídolo. Se são verdadeiras a fé e a confiança, verdadeiro também é o teu Deus. Inversamente, onde a confiança é falsa e errônea, ali também não está o Deus verdadeiro. Fé e Deus não se podem divorciar. Aquilo a que prendes o coração e em que confias é o teu Deus.
Por isso o sentido do PrimeiroMandamento é exigir fé genuína e confiança de coração, que vai certeiramente ao verdadeiro e único Deus e se apega exclusivamente a ele. Com isso Deus quer dizer: Cuida para que apenas eu seja teu Deus e de forma nenhuma procura outro. Isto é: o que te falta em matéria de coisas boas, espera-o de mim e procura junto a mim, e se sofres desdita e angústia, arrasta-te para junto de mim e apega-te comigo. EU, eu te quero dar o suficiente e livrar-te de toda aflição.”(Explicação do Primeiro Mandamento do Dr. Martinho Lutero em seu Catecismo Maior)
Quem é ou o que é Deus? Quando afirmo “Eu tenho um Deus que me protege!”, o que estou dizendo efetivamente? Qual o conhecimento verdadeiro sobre Deus? Que se pode dizer a respeito de Deus?
Essas perguntas ocupam a humanidade há milhares de anos. Hoje, são assunto nas mais diferentes disciplinas acadêmicas: filosofia, psicologia, antropologia, teologia, sociologia, etc. Por mais brilhantes que sejam minhas explicações a respeito de Deus, pouco me valem se tal conhecimento não trouxer sentido à minha existência. É a posição de Lutero, alguém no qual a biografia e o conteúdo da obra ligam-se indissociavelmente. As respostas mais significativas às minhas perguntas sobre Deus estão lá onde ele me encontra: em meio às aflições de minha existência.
Oração: Querido e bondoso Deus. Não consigo compreender a tua grandeza. Mesmo assim, tu vens a mim em minha pequenez para me auxiliar em toda aflição. Segura-me em teus braços e ajuda-me. Em nome de Jesus. Amém!
Ricardo Willy Rieth

Nenhum comentário: