terça-feira, 29 de setembro de 2015

A Rosa de Lutero

A rosa de Lutero é um símbolo bastante importante para nós luteranos. Mas o que Martinho Lutero quis nos ensinar com este tão belo símbolo? Logo abaixo estão as suas próprias palavras registradas em uma carta que ele enviou a seu amigo Lazarus Spengler de Nürnberg em 1530. Ele escreve:
“Graça e paz do Senhor. Visto que desejas saber se meu escudo ou brasão que você esboçou e me devolveu, realmente reúne meus pensamentos, quero te notificar as razões originais para tal símbolo. Eu quero enfocar neste símbolo a minha teologia. Primeiro, ali deve estar uma cruz preta dentro de um coração. O coração deve ter sua cor natural. Nisto eu relembro a mim mesmo que a fé no crucificado nos salva. Porque com o coração se crê para justiça (Rm 10.10). Embora a cruz seja preta, que mortifica e também causa dor, ela nunca permite que o coração perca sua cor, não destrói sua disposição natural, isto é, a cruz não mata, pelo contrário mantém a vida. “O justo viverá por fé.” (Rm 1.17). Tal coração, no entanto, é colocado numa rosa branca, para indicar que a fé confere alegria, conforto e paz; não como o mundo o dá, e é colocado numa rosa branca alegre (Jo 14.27). Por isso a rosa precisa ser branca e não  vermelha, pois branco é a cor do Espírito Santo e de todos os anjos (Mt 28.3; Jo 20.12). Tal rosa deve ser colocada sob um campo celestial (azul), visto que este tipo de alegria no Espírito e fé é o começo da alegria celestial futura. Certamente já a temos apegado em esperança, mas ainda não revelado. Em torno deste campo, um anel de ouro, porque a salvação no céu perdura para sempre e nunca tem fim. Como o ouro é o mais nobre e melhor metal, assim a salvação é preciosa e além de tudo alegria e bênção. Em boa amizade eu digo isto a ti. Isto é um compendio da minha teologia. Que possa redundar em meu crédito. Cristo, nosso querido Senhor, esteja com teu espírito e tua vida. Amém. Da selva de Coburg, 8 de julho de 1530.” (Martinho Lutero)

Oração: Querido e bondoso Deus, o nosso coração pecaminoso quer sempre se afastar de ti. Pedimos que a cruz de Cristo permaneça sendo o centro de nossa vida para que tenhamos a alegria da salvação e possamos manter os nossos olhos fixos no céu para que jamais percamos a esperança. Em nome de Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém!

Nenhum comentário: