terça-feira, 3 de janeiro de 2017
A Luz que brilha na escuridão
Leia em sua Bíblia o texto de Isaías 60.1-6
Caminhar no escuro em um lugar que não conhecemos é muito complicado, pois podemos tropeçar, cair e nos machucarmos. Para que possamos ter segurança e saber onde pisamos, é necessário que tenhamos luz.
Isso também é verdade quando falamos de nossa vida espiritual. A escuridão e o não saber onde estamos pisando pode causar um grande prejuízo para nós. O texto bíblico de Isaías 60.2 diz: “A terra estava coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do SENHOR está brilhando sobre você; sobre você aparece a glória de Deus”.
Eis que surge uma “luz no fim do túnel”. O povo de Israel que viu sua cidade destruída, agora vê uma cidade em reconstrução. Este texto também tem uma conexão muito interessante com o período que vivemos agora em Janeiro, especialmente o dia 6, onde lembramos a Epifania. Epifania lembra a manifestação de Deus para todas as nações.
A luz gloriosa do Senhor agora estava brilhando não somente para um povo, mas se manifesta também para os gentios, aqui lembrando os sábios do oriente que foram visitar o menino Jesus.
Assim como naquele tempo do povo de Israel e também dos sábios do Oriente, temos muitas coisas que fazem com que o nosso mundo esteja na escuridão, tudo isso por causa de nossa pecaminosidade. Os sábios viram a luz gloriosa daquela estrela e deixaram suas casas e afazeres para ir até a verdadeira luz, que é Jesus.
Hoje não temos uma estrela para nos guiar, mas temos a Palavra de Deus que é ”luz para nossos caminhos”. Os sábios foram unicamente até Jesus para o adorar. Deixaram a escuridão para viver na luz.
Hoje muitas coisas que querem nos deixar no escuro. Para que não fiquemos na penumbra do pecado, Deus se mostrou gracioso e cumpriu a sua promessa se fazendo um ser humano em Jesus. Que maravilha sabermos que hoje podemos viver na luz de Jesus.
Felizes e agradecidos os sábios louvaram a Deus levando presentes a Jesus. E aí podemos nos perguntar: O que um coração agradecido oferece ao Senhor por todos os seus graciosos benefícios? (“Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra”. Mt 2.11). Como usamos nossa "riqueza" (Is 60. 5) e posses, nossos tesouros e dons?
Em alguns países de língua espanhola, os presentes não são recebidos no dia de Natal, mas na Epifania, lembrando que o presente da salvação já foi nos dado, agora os reis trazem presentes aos outros. A luz de Jesus brilha aos outros através da fé e do amor de seu povo. A luz de Jesus já brilhou sobre nós. Que nós possamos também refletir a luz de Jesus neste novo ano para que outros possam ser guiados pela Palavra de Deus. E que assim possa acontecer o que diz o profeta Isaías: “O povo que andava na escuridão viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas (Is 9.2)”.
Um feliz e abençoado ano de 2017 na luz do Salvador Jesus. Amém.
Pr. Clóvis Renato Leitzke Blank
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário