segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Chamados para Agradar a Deus

Leia em sua Bíblia o texto de 1ª Tessalonicenses 4.1-12
“Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais” (v.1)
É possível agradar a todos? Existe uma frase atribuída ao filósofo Jean Jaques Rousseau (1712-1778) que diz: “Quem quer agradar a todos não agrada ninguém”. De fato, quando somos agradáveis a alguém consequentemente nos tornamos desagradáveis a outros. Isso ocorre em função das diferenças de gostos, escolhas e de modos de viver que existem em nosso mundo. Foi assim nos tempos de Rousseau, antes dele e não é diferente hoje.
Mas então porquê perguntar: É possível agradar a todos? Porque vivemos a pressão do “politicamente correto”, onde para não se indispor e ser desagradável as tendências de comportamento da sociedade contemporânea somos diretamente e indiretamente coagidos a concordar com modelos de vida, que por muitas vezes são contrários aos ensinamentos bíblicos.
Nestes momentos devemos lembrar que devemos agradar a Deus. Foi para isso que fomos chamados. No passado o apóstolo Paulo exortou aos irmãos de Tessalônica para que eles continuassem firmes no viver de forma agradável ao Senhor. Como? Pelos ensinamentos e pela autoridade do Senhor Jesus. O mesmo deve ocorrer conosco hoje. Agradamos pela fé na sua obra redentora (Hebreus 11.6) sabendo que muitas vezes isso vai desagradar as pessoas (Atos 5.29).
Se, conforme Rousseau, agradar a todos não agrada ninguém, agradar a Deus é fazer o bem a todos. Pela lei e pelo evangelho que é a vida de testemunho cristão, mesmo que não agrade e soe bem aos ouvidos de muitos, podemos ter a certeza que fazemos o bem ao não concordar com determinadas práticas que são contrárias aos ensinamentos do Senhor. E com amor, respeito e compreensão levando a Palavra em nossas atitudes, além de agradar a Deus cumprimos com nosso chamado de semeadores da mensagem da obra de Jesus, daquele que não agradou a todos, mas que morreu e ressuscitou para a salvação de toda a humanidade.
Oração: Senhor Deus e Pai. Peço-te que me dê forças para uma vida de fé e testemunho. Que eu possa ser grato a ti em palavras e ações, ajudando a muitos com o amor agradável que vem de Jesus, o Salvador. Amém.
Pastor Renato Rodrigues Farofa

Nenhum comentário: