sábado, 2 de julho de 2016

Ouvinte e Praticante

Provavelmente você já foi a algum médico. E indo ao médico ele te receitou algum medicamento e alguns cuidados para que você ficasse bom ou pelo menos conseguisse conviver melhor com a sua dificuldade.
O que acontece se não seguimos as recomendações médicas? Adianta somente ouvir boas recomendações e não praticá-las? Não. Se apenas ouvirmos e não colocarmos em prática as recomendações o resultado pode ser doloroso ou até mesmo fatal.
Tiago em sua carta nos dá importantes recomendações sobre o praticar, não de uma ordem médica, mas o praticar do que ouvimos da Palavra de Deus. Ele diz em Tg 1.22: “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas ponham em prática.”
Para que possamos praticar alguma coisa é primeiro necessário o saber, o conhecer, o ouvir. Isso é indiscutível: precisamos sempre de novo anunciar e ouvir a mensagem de que Jesus é o nosso único Salvador e somente através dele temos a salvação. Não temos forças para nos salvar. Somos por natureza espiritualmente mortos (Ef 2.1). Mas graças ao amor que Deus teve por nós ele nos salvou pela fé que temos em Jesus.
Mas e agora? Sabemos que somos salvos e precisamos praticar esta fé, viver esta fé no amor a Deus e ao nosso próximo. Em Tg 2.17 lemos: “Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.”
Esta afirmação de Tiago é muito forte e nos faz pensar em muitos que se dizem cristãos. Não queremos aqui julgar os outros, mas pensar sobre o nosso viver. Muitos que se dizem cristãos, mas não se importam com sua família; vivem em guerra com seus vizinhos; nada que acontece na igreja está bom ou nem vão mais à igreja; arranjam uma desculpa para tentar justificar o porquê do afastamento da casa de Deus; não se importam se a sua congregação precisa ou não de sua ajuda; não olham para o seu semelhante. O que está acontecendo?
Ninguém de nós será perfeito em suas obras. Ninguém. Se assim o fosse seríamos salvos por elas. Também não podemos olhar para o outro lado e pensar que se fazemos coisas boas seremos salvos. O que precisamos é diariamente olhar para nós e avaliar como temos vivido a nossa fé em relação ao ouvir e praticar no dia-a-dia a Palavra de Deus.
Sejamos praticantes da Palavra de Deus para que o resultado não seja fatal em nossa vida, para que não nos afastemos dos caminhos do Salvador de Jesus e para que “assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu” (Mt 5.16). Amém!
Pastor Clóvis Renato Leitzke Blank

Nenhum comentário: