quarta-feira, 1 de abril de 2015

Marcas que Consolam

Leia em sua Bíblia o texto do evangelho de João 20.19-31
“Em seguida lhes mostrou as suas mãos e o seu lado. E eles ficaram muito alegres ao verem o Senhor.”
Todos os nossos amigos tem algumas marcas pelas quais os reconhecemos. Uns tem uma pinta no rosto. Outros tem um cabelo bem espetado. Ainda outro tem a cara cheia de pintas. Algumas dessas marcas são às vezes até engraçadas, mas ainda assim elas são muito importantes. É por causa dessas marcas que podemos reconhecer os nossos amigos. É por isso que normalmente estranhamos alguém quando ela corta o cabelo, quando começa a usar óculos ou muda uma dessas características. É difícil porque a gente se acostuma com as marcas que uma pessoa tem.
Os discípulos de Jesus o reconheciam por várias marcas. Mas talvez nada marcou tanto quanto as marcas deixadas pela cruz. Jesus foi visto muitas vezes curando pessoas, ajudando os necessitados, mas a imagem da sexta-feira santa estava gravada na mente dos discípulos; a imagem daqueles pregos que feriram suas mãos e pés e daquela lança que machucou o lado de Jesus estava viva em suas mentes.
Jesus morreu na sexta-feira santa. E diferente das outras pessoas, Jesus não continuou morto por muito tempo. Depois de três dias ele ressuscitou (é por isso que tem festa na Páscoa!). Depois de ressuscitar, Jesus foi falar com os seus amigos. Mas eles não sabiam como Jesus estaria. Ele estava diferente, e era uma diferença bem maior do que apenas cortar o cabelo.
Então Jesus mostra para os seus amigos as marcas que somente ele tinha; ele mostra os furos que os pregos fizeram em sua mão e o machucado causado pela lança em seu lado. Essas marcas sim davam a certeza de que era Jesus mesmo que estava ali. Aquele que estava pendurado em uma cruz estava agora vivo diante deles! Assim com quando a gente fica muito feliz quando revê um amigo, os amigos de Jesus ficaram muito felizes por estarem vendo de novo o amigo deles. Mas havia outra razão para eles estarem felizes. Além de estarem revendo o amigo deles, eles sabiam que Jesus iria dar a melhor coisa do mundo; Jesus estava dando o céu para eles!

O céu é o melhor lugar para se estar. No céu a gente vai ver todos aqueles que morreram crendo em Cristo, os nossos amigos, os nossos parentes e tantos outros que nem podemos imaginar. E o melhor, no céu a gente vai poder ver Jesus, a gente vai ouvir as histórias que ele tem para contar e nós também vamos ver as marcas que ele ainda carrega, os furos dos pregos em suas mãos e a ferida da lança em seu lado e então ouviremos de sua própria boca que as marcas que ele carrega são a causa de irmos para o céu, pois estas marcas são marcas que consolam! Amém!  
                                                                                                                                                              Francis Dietrich Hoffmann

Nenhum comentário: