quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Reforma Luterana: atual ou ultrapassada?




No dia 31 de Outubro comemoramos 496 anos da Reforma Luterana. Em 1517 o monge Martinho Lutero afixou as 95 teses no Castelo de Wittenberg para que a igreja voltasse a pregar a Palavra de Jesus de forma correta. O que estava acontecendo era que a igreja da época estava “loteando” o céu e por um preço alto. E Lutero queria mostrar que um “terreno no céu” não podia ser pago com dinheiro, mas que Jesus já o havia pago com um alto preço, a sua morte na cruz.
E esta discussão é atual ou ultrapassada?
É muito atual! Pois muitas denominações religiosas estão fazendo da casa de Deus um comércio. Exigem das pessoas uma oferta e em troca garantem que Deus lhes dará bênçãos materiais. Isso é uma forma moderna de venda de indulgências. Não se fala em compra do céu, mas é um tipo de “compra” de bênçãos materiais. Sabemos que Deus não age desta maneira, mas faz tudo como lhe apraz.
Todos nós queremos respostas rápidas para nossos problemas, mas precisamos acreditar no que a Palavra de Deus nos ensina e confiar na sua providência. Sabemos que Jesus disse que neste mundo passaríamos por dificuldades, mas que teríamos a verdadeira paz com ele. Precisamos confiar na Palavra de Deus e não em promessas falsas.
Deus já pagou o preço que teríamos que pagar pela nossa salvação enviando Jesus para morrer em nosso lugar. Ele já nos deu este presente e assim também nos dá todas as outras coisas que precisamos para a nossa vida.
Para que esta verdade seja proclamada continuamente eu pergunto: Será que há a necessidade de surgir um novo Lutero para mudar a cara da igreja no Brasil e em todo o mundo? Quem poderá fazer a diferença? Deus diz: “Vós, porém sois raça eleita... a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9).
Nós temos a Sagrada Escritura e sabemos que muitas pessoas estão ensinando coisas erradas e muitas pessoas estão se perdendo. O que faremos?
Precisamos crer e colocar em prática o que é dito em Rm 1.16: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê”.
Nós, como luteranos, não defendo o nome de Lutero, mas como cristãos luteranos ensinando e pregando o que Lutero defendia, Jesus Cristo, precisamos continuar crendo na verdade revelada em Rm 1.17: “O justo viverá por fé”. E assim falar deste amor de Jesus que entregou a sua vida para nos dar o presente da salvação.
  Que assim seja. Amém.

Pr.  Clóvis Renato Leitzke Blank

Nenhum comentário: