quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Independência pela Morte - 1 Timóteo 2.1-15

“Cristo Jesus que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados” – 1Tm 2.6
No dia 7 de setembro de 1822 foi declarada a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga. Como nos é contado na história, neste dia Dom Pedro I, montado no lombo de seu cavalo e com a sua espada em punho, levantou a sua mão e gritou: “Independência ou Morte!” Sua mão levantada e pronta para combater deixava claro; ou deixavam ele governar o Brasil, ou ele causaria a morte dos que fossem contra ele.
Dom Pedro declarou a independência do Brasil, mas há muitas outras coisas que nos querem tornar escravos. O pecado é um carrasco cruel que quer nos prender e nos amarrar em suas armadilhas. Muitas vezes, nós o deixamos tomar conta de nós.
Ao lermos 1Tm 2.8 vemos que Paulo incentiva os cristãos a também levantarem as suas mãos. Mas então é preciso perguntar: “Levantar as mãos para que?”. Será que devemos fazer como Dom Pedro fez e gritar para o nosso pecado: “Independência ou morte!”? Será que temos força para declararmos a nossa independência do pecado? Não! Nós não conseguimos fazer isso por conta própria, pois não podemos lutar sozinhos contra o pecado. Só há um Mediador entre nós e Deus e é ele quem dá o grito de independência dizendo: “Independência pela Morte!” É isso mesmo, está escrito certo, independência pela morte.


É pela morte de Cristo que nós somos libertados da escravidão do pecado. É pela morte de Cristo que nós temos nova vida. É pela morte de Cristo que nós podemos levantar mãos santas não para ameaçar os outros, mas para orar a Deus em favor dos outros. É exatamente isso que nos pede o apóstolo Paulo em sua Primeira Carta a Timóteo, que oremos por aqueles que têm autoridade, que oremos por aqueles injustiçados, que oremos em favor das pessoas, pois pela morte de Cristo na cruz ele tornou possível a independência da escravidão do pecado. Também nós somos libertados pela vitória de Cristo na cruz. Amém!

Nenhum comentário: